quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Voando com a energia do sol


Muito se achava que não seria possível um avião voar somente com energia solar, durante várias horas. O desafio foi superado por suíços que criaram o Solar Impulse. O avião será apresentado durante a COP15, é isso mostra o potencial das energias renováveis.


O transporte aéreo é o meio de transporte que mais utiliza energia e combustível, e isso é uma contribuição significativa para o efeito estufa. Pensar em voar e não poluir, sem deixar rastros de sujeira no ar é uma ideia antiga dos anos 80, onde foram feitas experiências nos EUA.

Bertrand, um engenheiro aeronáutico, ficou famoso mundialmente por ter realizado o primeiro vôo de balão ao redor do planeta - sem escalas, em 1999.


O projeto Solar Impulse contou com uma equipe de 50 profissionais dentre eles engenheiros, físicos e técnicos, todos comprometidos em colocar no ar o maior avião solar do mundo. Seu prot´tipo foi lançado em junho passado, e agora, será a vez do público que circula pela COP15 conhecer esse projeto.


O Solar Impulse possui uma envergadura da asade 63 metros, é levíssimo, com uma estrutura de fibra de carbono, pesa pouco mais de uma tonelada e meia, praticamente o mesmo que um carro de passeio. O protótipo foi desenvolvido com os chamados intelligent light materials (materiais inteligentes leves). As asas são completamente cobertas por painéis solares, que recarregam as baterias de lítio polímero. Foram gastos 46 milhões de euros para chegar até esse ponto do projeto.


Um dos principais desafios é fazer com que a energia solar não só mantenha o avião funcionando, mas também consiga recarregar as baterias durante a noite. O piloto precisa ter o máximo de baterias carregadas para poder voar até o amanhecer. Para os painéis solares, o dia começa tarde e termina cedo, afinal, se o sol estiver muito baixo no horizonte, menos eficientes são seus raios para recarregar as baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário