quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Chamado a Solidariedade

Foto por Carlos de Santis
Acho que muitos de nós gostaria de morar em uma cidade de interior, sem violência ou trânsito, com bons vizinhos, com uma igreja na praça central, vendo todo dia uma beleza cênica feita pelo homem na arquitetura local e pela natureza que cerca a cidade. Eu mesmo me pego prestando concursos em cidades assim, confesso que as vezes é até para curtir por uns dias a cidade, conhecer as pessoas...enfim sonhar em morar numa cidade dos sonhos.

Certo estava Zé Rodrix ao compor a música Casa no Campo onde expressa o que muitos querem..."Eu quero uma casa no campo...Onde eu possa compor muitos rocks rurais...E tenha somente a certeza...Dos amigos do peito e nada mais...".

A cidade de São Luiz do Paraitinga, a 182 km de São Paulo é uma lugar assim. A primeira vez que ouvi falar sobre a cidade, foi por intermédio pelo meu grande amigo Marcio Freitas, que passou o carnaval lá e veio contando como era maravilhoso.

A fúria das águas dos primeiros dias de janeiro provocaram a cheia do rio Paraitinga, que chegou a ficar dez metros acima do nível normal deixando metade da cidade alagada, destruindo diversos prédios do centro histórico e um dos maiores símbolos da cidade, a Igreja Matriz, dedicada a São Luiz de Tolosa, construída no século XIX.
Claro que não culpo a natureza pelo que aconteceu, como gestora ambiental sei que até mesmo impactos ambientais não mensuraveis podem ser previstos, a culpa é do homem que sempre tem a velha mania de achar que "nunca" vai acontecer algo assim.

O carnaval, que tradicionalmente reúne centenas de pessoas nas ruas da cidade, foi cancelado. Agora, os moradores e voluntários vão batalhar para que aconteça esse ano, uma celebração a solidariedade, para ajudar as pessoas a reconstruírem o que perderam.

Para participar você pode acessar: http://oasissaoluisdoparaitinga.ning.com/

Esta é uma otima maneira de ajudar, e cito a frase de Franz Kafka:

Nenhum comentário:

Postar um comentário