segunda-feira, 16 de novembro de 2009

2012, fim do mundo?


Os espectadores no mundo todo receberam a estreia do apocalíptico filme "2012" nos cinemas neste fim de semana. Catástrofes, Juízo Final, Apocalipse, Profecias, Conspirações, Calendário Maia, Quebra da economia mundial, Colapso financeiro... mas me recordo de algo mais presente em nossas vidas os "efeitos das mudanças climáticas globais".

Hoje nosso clima parece ter enlouquecido em um dia temos as 4 estações do ano, e se chove é um verdadeiro diluvio.

No Brasil alguns fenômenos observados evidenciarem uma relação entre as mudanças climáticas globais e alterações na biodiversidade animal e vegetal dos ecossistemas, provavelmente, a seca na região do semi-árido nordestino será mais intensa, o aumento da temperatura média global poderá causar o declínio populacional de plantas e animais e já tem sido observado que algumas espécies de árvores têm florescido mais cedo. Além disso, já foi atribuída às mudanças climáticas a proliferação de certas espécies de insetos.

Podemos citar entre efeitos a redução do potencial agrícola na maior parte das regiões tropicais e subtropicais, disponibilidade reduzida de água onde já era escassa, risco maior de enchentes, o aumento da temperatura está diretamente relacionado à elevação dos níveis do mar devido ao aumento das concentrações dos gases do efeito estufa.

A vulnerabilidade dos ecossistemas brasileiros são muito importantes para a elaboração de programas específicos, que visem a adaptação aos impactos climáticos já que os impactos são diferentes em cada região. O Brasil ainda está em estágio inicial nos estudos sobre mudanças climáticas. O inicio se deu com o PEMC em São Paulo elaborado pela SMA.

Sinceramente acho que nenhum de nós gostaria de estar dentro de um filme destes, sem saber se o mocinho irá salvar a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário