sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Blecaute que os ventos o levem...



Hoje redigindo minha carta de intenção de pesquisa que envolve a questão energética, não teve como deixar de citar o blecaute de terça-feira, que traz a tona dúvidas sobre a infraestrutura energética brasileira. Edison Lobão nosso ministro de Minas e Energia, disse que o motivo do "apagão" seria causado "por descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP)".

Percebemos então que existe uma fraqueza na infraestrutura do Brasil na parte energética e podemos citar que o setor energético é um dos maiores desafios ao crescimento político, economico e empresarial. Jornal já citam en tom de ironia, tanto a Copa do Mundo quanto a Olimpíada exigirão grandes investimentos nestes setor, especialmente público.
É inegável que o setor de energia é visto como um caminho de um crescimento sustentável, especialmente o Brasil visto como um pais de grandes fontes de energia renováveis e com uma economias capaz de sair da crise global, mais sem energia não há maquina que funcione, não há desenvolvimento, por isso paises buscam permanentemente novas fontes de energia.

Qual a solução para sair da escuridão?? Eficiência energéfica, novos projetos, pesquisas, políticas e diretrizes para o desenvolvimento da matrizes energéticas, boa gestão do pré-sal entre outras mais.

Fácil??? Não. Mais não é impossivel, com participação de produtores, industria, governo e muita boa vontade. Os benefícios virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário